gastronomia

Cervejas de Trigo, um convite ao mundo da cerveja artesanal

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

As cervejas de trigo são normalmente as responsáveis por recepcionar os novatos no mundo das cervejas especiais. Isso acontece, principalmente, porque elas têm baixo amargor e são fáceis de tomar, apesar de forte personalidade no aroma e sabor.

Esse tipo de cerveja tem alta fermentação (a fermentação acontece na parte de cima do tanque), tipo Ale, e normalmente recebem um percentual de 50% de malte de trigo ou trigo não maltado na sua receita, algumas alemãs levam um percentual de 70%. Se você não entendeu, eu explico: é MUITO trigo!

Confira, em vídeo, a forma correta de servir uma 'Hefeweizen':


Como eu sempre digo, toda cerveja tem história, e a das cervejas de trigo começou no Sul da Alemanha, mais precisamente na região da Baviera. 

O termo "weizen", em alemão, significa trigo, e "Weiss" quer dizer branco. Podemos encontrar essas duas designações para as cervejas de trigo alemãs. Logo é correto tanto utilizar a Weizen ou Weiss para designar as cervejas de trigo. Já "hefe" em alemão é levedura, logo uma HefeWeizen é uma cerveja de trigo, com levedura na garrafa (ela foi refermentada na garrafa). 

Abaixo algumas variações alemãs sobre o tema: 

  • Weissbier ou Weizenbier: Cerveja de trigo 
  • Hefeweizen: Cerveja de trigo refermentada na garrafa 
  • DunkelWeizen: Cerveja de trigo escura 
  • KristallWeiss: Cerveja de trigo filtrada 
  • BockWeizen: cerveja de trigo com maior teor alcoólico 

Os rótulos mais tradicionais entre esse tipo de cervejas são Weihenstephaner (que por sinal é produzida desde 1.040), Paulaner, Erdinger, Schneider, Franziskaner, Licher. 

As HefeWeizen, ficam com a levedura depositada no fundo. Para tomá-las, existe um copo especial, que é alto, e tem o mesmo volume da garrafa. Três quartos do conteúdo da garrafa devem ser servidos lentamente a 45 graus, formando a menor quantidade de espuma possível. Antes de servir a última quarta parte, é preciso agitar circularmente a garrafa, para a formação do creme e homogeinização do sedimento. Depois, basta servir e terá uma cerveja de trigo, turva, cremosa e saborosa, servida como manda a tradição. Deu água na boca? Então espia o vídeo que preparamos para você conferir junto com essa coluna. 

As cervejas de trigo caracterizam-se pela ótima formação de espuma, maior sensação de corpo, com aromas frutados como banana e abacaxi e aroma de cravo. Na sua próxima degustação de uma Weissbier, antes do primeiro gole, leve a cerveja ao nariz e inspire suavemente, mesmo para os narizes menos treinados, o aroma de cravo vai ser facilmente percebido. Ao levar a cerveja à boca, deixe ela descansar alguns segundos sobre a língua antes de engolir, este aquecimento facilitará a percepção dos sabores frutados. 

Essas cervejas são excelentes para harmonizar com comidas, são conhecidas como coringas, indicadas para saladas e frutos do mar, porém pela sua acidez e carbonatação combinam bem com comida de boteco. 

O que falei acima se refere á escola clássica e às tradições. Os cervejeiros artesanais, experimentadores que são, criaram estilos que chamarei de contemporâneos, como a Hop Weiss, que é uma cerveja de trigo bem mais lupulada que utiliza lúpulos cítricos norte-americanos e a Wheat Wine (vinho de trigo), estilo com alto teor alcoólico e que requer tempos de maturação maiores (meses). Um especial exemplo de Wheat Wine é a da Macchina Cervejeira, de Santa Maria, ganhadora de medalha de bronze em Blumenau/2018. 

Prosit

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Colunista ensina a fazer maminha ao molho 4 queijos Anterior

Colunista ensina a fazer maminha ao molho 4 queijos

Chef ensina a preparar medalhão de filé ao molho Próximo

Chef ensina a preparar medalhão de filé ao molho